COMO PREPARAR E REALIZAR UM INVENTÁRIO DE SUCESSO
PÚBLICO-ALVO:
Gestores de estoques, responsáveis pelo controle administrativo e financeiro da organização, bem como todos os responsáveis pela realização de inventário de materiais (produção, suprimentos, expedição, etc.)
OBJETIVO:
Propiciar aos participantes os principais conceitos / técnicas e procedimentos para a concepção, realização, controle e validação de inventário de materiais dentro de uma organização, bem como sua integração e importância no negócio da empresa; Apresentação de cases studies, com a utilização destes conceitos dentro das empresas; Orientações de como implantar nas empresas estes conceitos com sucesso; Oferecer a oportunidade de debates e Benchmarking entre os participantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Estoque: Conceito e aplicações;
- Formas de administração de estoques:
- Físicas
- Contábeis;
- Inventário de materiais: objetivo e benefícios;
- Tipos de inventário;
- Benefícios e riscos de cada metodologia;
- Como preparar e realizar o inventário:
- Criação de procedimentos
- Documentação utilizada: identificação, operação e checagem
- Preparação do ambiente
- Definição do pessoal
- Métodos operacionais
- Características básicas dos processos;
- Critérios de controle;
- Justificativas: reconciliação e ajustes;
- Medição de qualidade do estoque e inventário: critérios e índices comparativos;
- Auditoria externa: quando e por que utilizá-las.
Voltar