Cursos Online Ciesp 2022
Compras

GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS


Paulo Rago

OBJETIVO:

Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.

Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.

Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.

Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.

Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

PÚBLICO ALVO:

Todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo), bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA

  • Área de compras e as demais áreas
  • Áreas de conflito com compras
  • Fornecedor e cliente interno –
  • Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
  • Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
  • Profissional de Compras – Competências e Formação.

TIPOS DE COMPRAS

  • Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
  • Impactos na cadeia produtiva

COMPRAS DE SERVIÇOS

  • Definição de serviços.
  • Características das compras de serviços
  • Avaliação e validação da solicitação
  • Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
  • Compras pontuais e compras seriadas
  • Cláusulas de coberturas das solicitações
  • Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
  • Montagem de licitação de compras de serviços
  • Cadastros necessários
  • Controles fundamentais.
  • Contratos de prestação de serviços

COMPRAS PELA INTERNET

  • Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
  • Conceito e-procurement
  • Conceito Strategic sourcing
  • Leilão de compras
  • Leilão reverso
  • Vantagens e desvantagens.

DOCUMENTOS DE COMPRAS

  • Requisição de compras
  • Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
  • Notas Fiscais
  • Planilhas de custos
  • Controles
  • Certificados
  • Desenhos Técnicos
  • Especificações técnicas.

PLANEJAMENTO E COMPRAS

  • Importância da área de planejamento na gestão de compras
  • Forecast de compras
  • Follow up de compras.
  • Principais impactos fiscais e financeiros nas compras

PROPOSTAS – COTAÇÕES

  • Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
  • Prazos de pagamento
  • Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
  • Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR

  • Requisitos fundamentais
  • Gerenciamento do processo
  • Negociação com fornecedores
  • Auditoria técnica nos fornecedores
  • Avaliação do fornecedor
  • Premiação do fornecedor.

OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE

  • Montagem de objetivos
  • Índices de Performance aplicados à serviços contratados.

Voltar