Cursos Online Ciesp 2021
RECURSOS HUMANOS

Liderança, Gerenciamento e Motivação de Equipes


Luiz Henrique Casaretti

Objetivo:

Propiciar aos participantes uma visão teórica e prática do processo de gestão de pessoas, permitindo a cada um que faça uma autoavaliação com o propósito de desenvolver suas habilidades gerenciais, de modo que seus “pontos fortes” sejam mais explorados e que seus “pontos a melhorar” sejam identificados e possam ser trabalhados.

Outro fator fundamental e que traz grande vantagem competitiva para a equipe / empresa é o fato de a mesma ter todos os seus colaboradores não só preparados para assumirem funções de liderança, mas, principalmente, adotando comportamentos de líderes, independentemente de exercerem funções de chefia na empresa, ou ainda, entenderem melhor os “papéis” que seus superiores hierárquicos devem assumir.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução

  • O que se espera de um líder?
  • Fazer com que as coisas aconteçam!

O que é liderar?

  • Estabelecer e manter:
  • Os valores da empresa
  • Os objetivos a serem alcançados
  • A equipe motivada
  • A integridade – ser exemplo para sua equipe
  • A responsabilidade

Relações humanas na empresa

  • Garantir a satisfação e o prazer em cada uma das pessoas para que “façam melhor”, com amor

Comportamento x ati

Fortalecendo a figura do l

Conceitos básicos para a administração de uma equipe

  • Responsabilidades do gestor com relação às leis e as normas da empresa (página 10)

Comunicação

  • Feedback, com ênfase na orientação – foco no futuro
  • Como tratar sobre assuntos sigilosos – o que pode e o que não poder ser divulgado? (Página 27)

Motivação

  • Criar um ambiente onde os colaboradores tenham prazer em trabalhar na empresa (páginas 21 e 27)

Delegação

  • Descentralizar as atividades / tarefas
  • Estabelecer: padrões, prazos, objetivos e prioridades

Qual o papel do líder Coaching?

  • Formar e manter a equipe – reter talentos
  • Realizar entrevistas
  • Promover a integração entre as pessoas, inclusive de um novo funcionário (página 22)
  • Promover o desligamento (página 27)
  • Quando é necessário?
  • Como agir nesse momento?

Como trabalhar em equipe

  • Estimulando o desenvolvimento “das pessoas” da equipe
  • Avaliando a evolução / desempenho “das pessoas” da equipe
  • Identificando perspectivas e novas oportunidades de mercado
  • Conhecendo a empresa em que trabalha
  • Encontrando soluções / alternativas inteligentes e inovadoras

Modelos de liderança

As habilidades de um líder situacional

Tipos de liderança

Mantendo-se atualizado

Qual a importância do líder para a “sua” equipe? – artigo

Quem Deve Participar:

Este programa é dirigido para qualquer pessoa que trabalhe em companhia de outras pessoas, tendo está a responsabilidade de “chefia” ou não, pois, qualquer que seja a sua função, chefe ou subordinado, para ambos os casos, é altamente recomendável que conheçam os “papéis” que cada um deve desenvolver no processo.


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