Cursos Online Ciesp 2021
Finanças

Como Otimizar os Custos e Formar Preços Competitivos


Marcelo Martinovich dos Santos

OBJETIVO:

Trabalhar numa plataforma on-line com a interação real time dos participantes, com a análise on line de planilhas modelos de Custeio, Formação e Gestão de Preços.

Conceber os fundamentos essenciais da visão de custos e preços, suas inter-relações com o negócio, sua importância estratégica, e notadamente no que tange aos processos de custeio, gestão das margens e políticas de precificação, que determinarão os alicerces para o binômio “competitividade x rentabilidade”, tão almejados atualmente.

Análise do Sistema de Custeio e Precificação, que além de avaliar os processos atualmente utilizados pela empresa, também aponta alguns caminhos, soluções e sugestões para a evolução contínua nesta área.

Desenvolver os elementos da estruturação de BI – Business Inteligence, contemplando o estudo dos principais Drivers – Direcionadores de Análise e KPIs – Indicadores de Performance.

Desenvolver os indicadores comerciais, margens e de cobertura, visando a aplicação das estratégias, como a ancoragem visando a utilização do custeio marginal como ferramenta de competitividade.

Essas atividades visas, em nível geral, proporcionar aos participantes um conjunto de conhecimentos e técnicas que visam a melhoria da metodologia de trabalho aplicada e consequentemente, ganhos de produtividade, lucratividade e rentabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS DE PRECIFICAÇÃO

  • Percepção de Preço e de Valor

FLUXOGRAMA E INTERFACES

  • Revisão dos Alimentadores de Dados e das Informações Geradas
  • Inter-relacionamento das Áreas da Empresa
  • O Peso de cada Área no Custeio e Precificação

ESTRUTURA DOS SISTEMAS UTILIZADOS

  • Análise dos Softwares Existentes e Plano de Customização
  • Verificação do Preparo e Uso dos Usuários
  • Relatórios e Análises

CUSTEIO DAS ETAPAS E PROCESSOS

  • Cálculo do Custo dos Materiais
  • Análise dos Prazos Médios
  • Custo Hora e Tempo de Processo
  • Alocação das Perdas e dos Custos Indiretos
  • Critérios de Rateio Utilizados

ASPECTOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

  • Análise das Alíquotas e Regimes de Apuração de Lucro

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - MC %

  • Análise da Estrutura dos Orçamentos e Cotações
  • Decomposição da Margens dos Projetos realizados

GESTÃO DOS GASTOS FIXOS

  • Os Custos Fixos Produtivos
  • As Despesas Fixas Administrativas – SG&A
  • Critérios de Rateio e os Impactos na Precificação

A FORMAÇÃO DOS PREÇOS

  • A Estruturação dos Fatores de Mark-up
  • Definição das Margens de Lucro Negocial
  • Cálculo do Lucro Bruto e da Margem Bruta
  • A Precificação e Provisionamentos
  • Target Price e Desvio Padrão
  • Preços a Prazo e Sistemas de Financiamento

POLÍTICA DE PREÇOS E MIX

  • Preço Ideal, Mínimo e Descontos Máximos
  • Análise das Margens Brutas e Cotas de Vendas
  • Mix: Clientes, Produtos X Preços, Margens

KPIs - INDICADORES DE GESTÃO, CUSTEIO E PRECIFICAÇÃO

  • Peso% dos Clientes do Faturamento Total
  • Peso% do CPV – Parcial e Total
  • Peso% das MPs e CF
  • Peso% das MCs e Capacidade de Cobertura
  • Critérios de Rateio Utilizados
  • Lucro Bruto e da Margem Bruta
  • Desenvolvimento de Níveis de MC%

PONTO DE EQUILÍBRIO E VIABILIDADE ECONÔMICA

  • Determinação do Ponto de Equilíbrio
  • ROI – Base: Patrimônio Líquido
  • EBITDA e o Teste da Sensibilidade Setorial
  • Modelos de Stress de Margens e Impactos

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