Como Otimizar os Custos e Formar Preços Competitivos
Marcelo Martinovich dos Santos
OBJETIVO:
Trabalhar numa plataforma on-line com a interação real time dos participantes, com a análise on line de planilhas modelos de Custeio, Formação e Gestão de Preços.
Conceber os fundamentos essenciais da visão de custos e preços, suas inter-relações com o negócio, sua importância estratégica, e notadamente no que tange aos processos de custeio, gestão das margens e políticas de precificação, que determinarão os alicerces para o binômio “competitividade x rentabilidade”, tão almejados atualmente.
Análise do Sistema de Custeio e Precificação, que além de avaliar os processos atualmente utilizados pela empresa, também aponta alguns caminhos, soluções e sugestões para a evolução contínua nesta área.
Desenvolver os elementos da estruturação de BI – Business Inteligence, contemplando o estudo dos principais Drivers – Direcionadores de Análise e KPIs – Indicadores de Performance.
Desenvolver os indicadores comerciais, margens e de cobertura, visando a aplicação das estratégias, como a ancoragem visando a utilização do custeio marginal como ferramenta de competitividade.
Essas atividades visas, em nível geral, proporcionar aos participantes um conjunto de conhecimentos e técnicas que visam a melhoria da metodologia de trabalho aplicada e consequentemente, ganhos de produtividade, lucratividade e rentabilidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS DE PRECIFICAÇÃO
- Percepção de Preço e de Valor
FLUXOGRAMA E INTERFACES
- Revisão dos Alimentadores de Dados e das Informações Geradas
- Inter-relacionamento das Áreas da Empresa
- O Peso de cada Área no Custeio e Precificação
ESTRUTURA DOS SISTEMAS UTILIZADOS
- Análise dos Softwares Existentes e Plano de Customização
- Verificação do Preparo e Uso dos Usuários
- Relatórios e Análises
CUSTEIO DAS ETAPAS E PROCESSOS
- Cálculo do Custo dos Materiais
- Análise dos Prazos Médios
- Custo Hora e Tempo de Processo
- Alocação das Perdas e dos Custos Indiretos
- Critérios de Rateio Utilizados
ASPECTOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS
- Análise das Alíquotas e Regimes de Apuração de Lucro
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - MC %
- Análise da Estrutura dos Orçamentos e Cotações
- Decomposição da Margens dos Projetos realizados
GESTÃO DOS GASTOS FIXOS
- Os Custos Fixos Produtivos
- As Despesas Fixas Administrativas – SG&A
- Critérios de Rateio e os Impactos na Precificação
A FORMAÇÃO DOS PREÇOS
- A Estruturação dos Fatores de Mark-up
- Definição das Margens de Lucro Negocial
- Cálculo do Lucro Bruto e da Margem Bruta
- A Precificação e Provisionamentos
- Target Price e Desvio Padrão
- Preços a Prazo e Sistemas de Financiamento
POLÍTICA DE PREÇOS E MIX
- Preço Ideal, Mínimo e Descontos Máximos
- Análise das Margens Brutas e Cotas de Vendas
- Mix: Clientes, Produtos X Preços, Margens
KPIs - INDICADORES DE GESTÃO, CUSTEIO E PRECIFICAÇÃO
- Peso% dos Clientes do Faturamento Total
- Peso% do CPV – Parcial e Total
- Peso% das MPs e CF
- Peso% das MCs e Capacidade de Cobertura
- Critérios de Rateio Utilizados
- Lucro Bruto e da Margem Bruta
- Desenvolvimento de Níveis de MC%
PONTO DE EQUILÍBRIO E VIABILIDADE ECONÔMICA
- Determinação do Ponto de Equilíbrio
- ROI – Base: Patrimônio Líquido
- EBITDA e o Teste da Sensibilidade Setorial
- Modelos de Stress de Margens e Impactos
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