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Liderança

Desenvolvimento da Liderança para Gestores de Equipes de Produção


Sergio Lopes

OBJETIVO:

Apresentar e discutir conceitos, modelos e ferramentas de liderança, oferecendo aos participantes uma visão atualizada desta função nas Organizações.

Enfatizar a importância do líder nos resultados da empresa e aprofundar os conceitos e estilos de liderança mais eficazes na atualidade.

Apresentar o perfil de competências ideal para o exercício eficaz da liderança em ambientes operacionais.

Instrumentalizar os participantes para efetivarem auto-avaliações de seu perfil de liderança sob o foco das novas exigências do mercado de trabalho.

Discutir os aspectos que concorrem para a eficiência e eficácia do Líder, a partir dos conhecimentos das ferramentas de liderança e de seu papel na formação e gestão de equipes de trabalho.

Público Alvo:

  • Supervisores, coordenadores, líderes de equipes que necessitam reciclar e/ou aperfeiçoarem as ferramentas de gestão de pessoas para obterem resultados mais eficazes no exercício de liderança.
  • Profissionais que estão sendo preparados para assumir cargo de liderança de equipes e necessitam aprender técnicas e ferramentas para fortalecer suas competências de gestão de pessoas visando o exercício eficaz de suas futuras atribuições de liderança.
  • Todos aqueles que ocupem postos de coordenação, liderança ou supervisão e que virão a ocupar cargos gerenciais dentro das Organizações interessados em fortalecer seus conhecimentos e competências de gestão de pessoas visando o exercício eficaz de suas futuras atribuições gerenciais.

Conteúdo Programático:

1. O Sistema Empresa e os Fluxos de Informações.

2. Conceitos de Lider e Liderança.

3. As funções do Líder e os estilos clássicos de liderança.

4. Liderando com foco no cliente e nos resultados.

5. Aplicando as funções de administração no exercício da Liderança: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

6. As ferramentas para uma liderança eficaz:

  1. Motivação
  2. Comunicação
  3. Socialização do conhecimento
  4. O feedback: como dar e receber de forma construtiva
  5. A organização e a coordenação de reuniões de trabalho
  6. Delegação com segurança
  7. Indicadores de qualidade e de gestão de performance.

7. Como formar e liderar Equipes de Alto Desempenho

8. Perfil do Líder ideal: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

9. Dinâmica: Eu, Líder? Conhecendo meu perfil de liderança.


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