Administração Geral
Voltar
Ferramentas Básicas da Qualidade
OBJETIVO:
Capacitar os participantes nos conceitos, metodologia e ferramentas básicas da Qualidade orientando na identificação, estruturação e desenvolvimento dos processos chave que irão compor a Gestão da Qualidade Total na empresa.
Ao final do treinamento os participantes estarão aptos a:
- Utilizar ferramentas para definir um problema, medir, encontrar a causa raiz, definir soluções e controlar os processos chave que impactam no resultado das empresas;
- Aplicar os conceitos de Jidoka e Poka Yoke para prevenção de falhas;
- Utilizar metodologia para resolução e problemas baseados em fatos e dados;
- Estabelecer ações que eliminem a causa raiz;
- Atuar preventivamente;
- Estabelecer as bases para implementação da Qualidade Total na organização, utilizando ferramentas que se aplicam na Qualidade de fornecedores, na armazenagem e Logística, na produção, na entrega para o cliente, na implementação de novos processos e produtos, nos processos administrativos e na Qualidade Sistêmica.
Conteúdo Programático:
- PDCA
- DMAIC e o conceito Seis Sigma
- Lean e Kaizen
- Conceito Jidoka
- Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)
- Ford 8D’s
- Conceito A3
- 5W/2H’s para definição de um problema
- Fluxograma
- Brainstorming
- Lista de Verificação
- Gráfico de Pareto
- Histograma
- Diagrama de Dispersão
- Gráfico de Tendência
- Causa Raiz: Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe ou 6M’s)
- Repetidos Por quês (5 Why’s)
- 5W/2H’s para Plano de Ação
- Poka Yoke
- Matriz de Impacto X Dificuldade
- Benchmarking
- Controle Estatístico de Processo (CEP)
- O que é o PMAP/ FMEA
Voltar