Recursos Humanos
Investigações periódicas: amostragens seletivas
Comprovantes e evidências: registros de atos e fatos.
Organização dos arquivos: virtual e real.
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Compliance em Recursos Humanos
OBJETIVO:
Difundir os conceitos, características e benefícios do Compliance em Recursos Humanos nas Organizações.
Instrumentalizar os participantes para adotarem nas Áreas de RH de suas Organizações medidas de controles internos que auxiliem na identificação e correção de falhas, erros, equívocos e similares que se constituam em riscos trabalhistas para estas.
Fornecer aos participantes conhecimentos básicos das práticas fundamentais de Compliance e orienta-los em sua aplicação nas Áreas de RH de suas Organizações.
Contribuir para a redução dos riscos trabalhistas com o quadro de pessoal e demais profissionais não vinculados que atuam nas Organizações
Conteúdo Programático:
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS
- O que é compliance em recursos humanos (RH).
- Visão sistêmica da gestão de RH:
- Políticas de RH: o que são, como e por que formaliza-las
- Processos básicos de RH.
- Processos estratégicos de RH.
- O mapa da integração dos processos em RH.
- Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões.
LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES: OS LIMITES DE ATUAÇÃO DO RH: A MOLDURA DA TELA
- Os fundamentos da Constituição Federal.
- A CLT.
- Convenções coletivas de trabalho.
- Acordos coletivos de trabalho.
- Leis federais que impactam na gestão de RH das Organizações.
AÇÕES DO RH PARA PROTEÇÃO DA ORGANIZAÇÃO QUANTO A ERROS/FALHAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
- A estrutura organizacional.
- O regulamento interno.
- O código de ética ou de conduta.
- A comunicação com o quadro de pessoal.
- Modelos de canais de denúncia.
- A importância dos protocolos.
- O treinamento dos gestores.
- O plano de cargo e salários.
ENTENDENDO O QUE REVELAM
- Os indicadores de gestão de RH.
- A análise das demandas trabalhistas.
- As entrevistas de saídas.
- Os acidentes do trabalho.
- Os atestados médicos.
- Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional
COMO PREPARAR A ÁREA DE RH PARA AUDITORIA DE COMPLIANCE
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLANTAR E MANTER UMA ÁREA DE RH APROVADA PELA AUDITORIA DE COMPLIANCE
- Papel da diretoria / alta direção.
- Papel dos gestores de áreas usuárias.
- Papel do rh: gestor e colaboradores.
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