Cursos Online Ciesp 2021
Recursos Humanos

Compliance em Recursos Humanos


Sergio Lopes

OBJETIVO:

Difundir os conceitos, características e benefícios do Compliance em Recursos Humanos nas Organizações.

Instrumentalizar os participantes para adotarem nas Áreas de RH de suas Organizações medidas de controles internos que auxiliem na identificação e correção de falhas, erros, equívocos e similares que se constituam em riscos trabalhistas para estas.

Fornecer aos participantes conhecimentos básicos das práticas fundamentais de Compliance e orienta-los em sua aplicação nas Áreas de RH de suas Organizações.

Contribuir para a redução dos riscos trabalhistas com o quadro de pessoal e demais profissionais não vinculados que atuam nas Organizações

Conteúdo Programático:

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS

  1. O que é compliance em recursos humanos (RH).
  2. Visão sistêmica da gestão de RH:
    • Políticas de RH: o que são, como e por que formaliza-las
    • Processos básicos de RH.
    • Processos estratégicos de RH. 
  3. O mapa da integração dos processos em RH.
  4. Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões.

LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES: OS LIMITES DE ATUAÇÃO DO RH: A MOLDURA DA TELA

  1. Os fundamentos da Constituição Federal.
  2. A CLT.
  3. Convenções coletivas de trabalho.
  4. Acordos coletivos de trabalho.
  5. Leis federais que impactam na gestão de RH das Organizações.

AÇÕES DO RH PARA PROTEÇÃO DA ORGANIZAÇÃO QUANTO A ERROS/FALHAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. A estrutura organizacional.
  2. O regulamento interno.
  3. O código de ética ou de conduta.
  4. A comunicação com o quadro de pessoal.
  5. Modelos de canais de denúncia.
  6. A importância dos protocolos.
  7. O treinamento dos gestores.
  8. O plano de cargo e salários.

ENTENDENDO O QUE REVELAM

  1. Os indicadores de gestão de RH.
  2. A análise das demandas trabalhistas.
  3. As entrevistas de saídas.
  4. Os acidentes do trabalho.
  5. Os atestados médicos.
  6. Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional

COMO PREPARAR A ÁREA DE RH PARA AUDITORIA DE COMPLIANCE

  • Investigações periódicas: amostragens seletivas
  • Comprovantes e evidências: registros de atos e fatos.
  • Organização dos arquivos: virtual e real.
  • FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLANTAR E MANTER UMA ÁREA DE RH APROVADA PELA AUDITORIA DE COMPLIANCE

    1. Papel da diretoria / alta direção.
    2. Papel dos gestores de áreas usuárias.
    3. Papel do rh: gestor e colaboradores.

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